Culinária para iniciantes – o arroz com feijão

Não é vergonha nenhuma não saber cozinhar ! Algumas recém casadas ficam envergonhadas de dizerem que não sabem fazer o arroz com feijão. Mas isso é o de menos, pois nunca é tarde para se começar ! E é muito simples! O fator mais importante é a compra dos produtos. DICA: O arroz e o feijão devem ser de boa qualidade. Caso contrário é perder tempo que não sairá bom.

Receita básica de arroz

1 copo de arroz
1/2 cebola pequena bem picadinha
3 colheres de óleo de girassol
1/2 colher de sal
2 1/2 copos de água quente

Modo de fazer: Coloque a água para esquentar. Pique a cebola. Lave o arroz e escorra.Numa panela coloque o óleo e leve ao fogo. Acrescente a cebola e deixe fritar um pouco. Acrescente o arroz , o sal e mexa. Coloque a água, misture bem e tampe. Abaixe o fogo. Deixe cozinhar, dando uma olhada de vez em quando. Quando a água estiver quase secando ( mais ou menos 15 min) experimente para ver se está com boa consistência. Se você achar que ainda está um pouquinho duro, coloque mais meio copo de água e desligue o fogo quando secar.
Essa quantidade é suficiente para servir de 4 a 6 pessoas.

O FEIJÃO

O preparo do feijão começa na escolha do mesmo na hora das compras. Importante : escolha um feijão de boa qualidade que seja novo, preste atenção na data de validade e na aparência, grãos grandes e inteiros, com aspecto brilhante. Se estiver com algum sinal de mofo ou se os grãos estiverem muito quebrados, isto indica que não é um bom feijão.
Observação : Existem várias qualidades de feijão, os mais usados são: carioca e o rosinha e no Rio de Janeiro é costume usar o feijão preto

Ingredientes: 1 copo de feijão
água

Primeiramente escolha e lave bem o feijão. Escorra e leve para cozinhar numa panela de pressão grande com bastante água ( 2 1/2 litros) por 40 minutos contados depois de começado o barulho da pressão. Quando a panela começa a fazer pressão você deve colocar em fogo baixo . Desligue o fogo e aguarde a panela parar de fazer barulho e estiver sem pressão para abrir.
Este feijão já cozido você poderá dividí-lo em 4 porções para servir em outros dias. É só guardá-los no freezer e descongelá-los quando for preparar a refeição.

O passo seguinte é refogar , ou seja temperar o feijão.

Você vai precisar de:3 colheres de óleo ( ou azeite)
2 xícaras de feijão já cozido
1/4 de cebola picadinha
1 alho espremido
1/2 colher de sal

Modo de Fazer:Frite a cebola e o alho no óleo e acrescente o feijão e o sal. Deixe ferver até engrossar um pouco o caldo.

Serve até 4 pessoas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ 77 = 80